VACINA E NOSSO CICLO MENSTRUAL

Atualizado: há 2 dias

Faz um tempo que esse assunto me chamou atenção. Percebi fortemente meu útero quando tomei a vacina, e ouvi relatos de alteração no ciclo também das mulheres que acompanho.


Venho trazer uma possibilidade para que possamos ser ativas nessas descobertas.


Duas pesquisadoras norte-americanas, Kathryn Clancy e Katherine Lee, reparam mudanças em seus ciclos menstruais após a vacinação contra a COVID-19 e a partir disso criaram um questionário online para coletar mais informações e aprofundar essa relação.



Num artigo publicado na BBC, elas trazem a reflexão de que mulheres foram historicamente sub-representadas em testes clínicos de medicamentos e pesquisas de saúde.


Elas ainda destacam a importância da escuta atenta e da validação dessas experiências relatadas, seja no consultório ou no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.


O que foi observado é que como o revestimento do útero faz parte do sistema imunológico, após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar esse sistema estão circulando pelo corpo. Isso pode causar esse desprendimento do endométrio e menstruação precoce.


Quem puder contribuir segue o link do questionário Clique aqui Infelizmente só em inglês. Precisamos de evidência para trazer as particularidades dos nossos corpos aos processos de saúde.


Bóra compartilhar essa pesquisa


Fonte UOL e BBC.


2 visualizações0 comentário