A TPM e sua Sabedoria

Atualizado: Nov 6



No Circulo de hoje falamos muito sobre a TPM. Esta fase que chamo de Sabedoria, que vem antes de sangrarmos, e que ainda é um momento muito assustador e desafiador, com muitos incômodos para muitas mulheres. Então resolvi escrever sobre isso. Para mim e nos meus estudos com outras mulheres, a fase da Sabedoria nos traz a energia do outono, da lua minguante. É o momento em que o lado escuro da Lua desce sobre nós. É o momento do nosso ciclo onde começamos a ser convidadas e nos recolher, como acontece na natureza com a chegada do outono. Naturalmente somos chamadas a diminuir a doação aos outros e cuidarmos de nós. Porém, hoje, isso é muito desafiador para a maioria de nós e acabamos não nos voltando para dentro, por diversas razões, por medo, por inabilidade, pelos compromissos do dia a dia e pela forma que escolhemos viver que não nos permitem a pausa. Então começa todo o processo da TPM, que pode ser vivenciada como Tensão Pré Menstrual ou gosto muito de chama-la de Tempo Para Mim. Quando não respeitamos o Tempo Para Mim sentimos tensão, raiva, fortes e urgentes necessidades sexuais. A irritação vem de não respeitarmos esta necessidade. Neste momento se manifesta uma energia que nos chama para mergulharmos nas profundezas, é quando todas as forças primitivas estão entre nós e dentro de nós. É nesta fase do nosso ciclo que a intuição apurada e a Bruxa se manifestam. Bruxa, a mulher Sábia, é aquela que escuta e tem relação intima com a natureza e todas as suas formas de comunicação. Melancolia, alta sensibilidade e choro fácil são sensações comuns. O silencio é necessário pois este é um momento de olhar para nossas sombras com profundidade. É como se um espelho sobre nós fosse colocado na nossa frente. As coisas que estão incomodando ficam mais evidentes. Assim, as conjunturas mostram um momento fértil para acessar questões que se quer trabalhar do seu ser mais intimo. Momento da poda, de escolher o que não quer mais carregar. Olhar para isso e liberar. Este é o trabalho interno a ser feito nesta fase.


Este é o trabalho interno a ser feito nesta fase. Aqui, tomamos consciência e liberamos aquilo que não é mais necessário, e então abrirmos espaço ao próximo ciclo, para o próximo giro da Roda, quando chega mais uma vez a nossa lunação/menstruação. E se este trabalho interno acontece muitos dos sintomas doloridos não acontecem. E ainda vivenciar esta fase ajuda a nos prepararmos para o dia em que a Menopausa chegar, que é quando a nossa fase de Sabedoria começa a ficar mais alongada. Se estamos conscientes deste processo haverão grandes benefícios, mas se não, como diz Barbara Black Koltuv sentiremos a irá e fúria da Deusa, com dolorosas consequências. Fisicamente também a nossa energia começa a declinar, começa a diminuir produção de estrogênio e progesterona no corpo. O que também confirma este chamado de pausa e ritmo mais lento. Nesta fase, as Mulheres que já estão conectadas com o ciclo e plantando sua lua, começam a perceber que os portais dos mistérios começam a se abrir. Manifesta-se mais forte a energia da Sabia em nós. Portanto a introversão e ida para dentro, do Self, pode também trazer uma fase de auto restabelecimento, criatividade, espiritualidade e aprofundamento nos mistérios femininos. Aproveite! O mais importante é que cada uma perceba no seu ciclo, individualmente, como estas energias estão presentes, como nos influenciam e o tempo que cada uma delas nos acompanha. Muitas vezes uma só atividade em harmonia com cada uma das fases já nos faz sentir bem e nos alinhamos com nossa natureza. Importante: Não estou dizendo para pararmos toda nossa vida. Podemos continuar fazendo nossas coisas nesta fase, mas a Mulher consciente, deste seu processo intimo, passa a estabelecer ligações, relações a partir de um lugar interno diferente. Ela sabe que está num momento mais escuro e mais profundo. Portanto ela não se assusta quando esta força e toda viceralidade das profundezas se manifestam no seu corpo e emoções. Saiba que isso é natural neste momento, acolha isso. Vivencie esta volta completa.

0 visualização

© 2020  Natureza Íntima. Todos os direitos reservados. www.naturezaintima.com.br.  CNPJ: 36.279.824/0001-90 - Rua Joaquim Antunes, 232 - Sala 2. CEP 05415-000 - Pinheiros - São Paulo - SP - A inclusão no carrinho não garante o preço e/ou a disponibilidade do produto. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o exibido na tela de pagamento. Vendas sujeitas a análise e disponibilidade de estoque. Fale Conosco através do e-mail contato@naturezaintima.com.br